Organização - Salão Paulista de Cutelaria

Silvana MouzinhoSilvana Mouzinho

Sua história na cutelaria começa em 1995 na área comercial da Old West, importadora de cutelaria fina, onde teve a oportunidade de conhecer grandes grifes de cutelaria industrial, participar de eventos relacionados ao meio, ter contato com diversos colecionadores, conhecer excelentes cuteleiros para então perceber que neste universo tão masculino também havia lugar para mulheres.


No ano de 2002 fez seu primeiro curso de cutelaria, participou da primeira Martelança da Independência, com Ricardo Vilar e lançou suas primeiras peças com a marca Silvana Art Knives através da Knife Company, do 1º Magnum Show e do  3º São Paulo Knife Show.


Em fevereiro de 2003 com apoio de Lucio Engler, proprietário da Old West, monta nas dependências desta empresa a sua primeira oficina, onde permaneceu até 2005, quando pode transferí-la para sua casa e dedicar-se exclusivamente à cutelaria artesanal.


Em 2005 fez o curso básico de técnicas de engraving com o escultor e burilista João Gilberto Mazzotti. Em março de 2007 participou da 5ª turma do curso de cutelaria artesanal da SBC, no Instituto de Artes da Universidade de Brasília, ministrado por Gustavo Vilar.


Em agosto de 2009 fez o curso na R.Sfreddo Escola de Cutelaria, Nova Petrópolis-RS


Buscando sempre aprimorar seu trabalho, divulgá-lo e trocar experiência com outros profissionais, além dos eventos que participa e organiza no Brasil, tem participado desde 2003 do Blade Show em Atlanta-GA.


É uma das vinte mulheres que compõe o capitulo "Toque Feminino" no livro Art Knives II de autoria de David Darom.